terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ana Paula...agarrou a oportunidade!!!


…Uma vez por ano comemora-se o “dia da mulher”.Muitos de nós, maridos, lembramo-nos do dia que assinala o acontecimento, pelos nossas filhas, que nos dizem: paizinho, nós mulheres, temos hoje o nosso dia, porque a vida que levamos anda a velocidade tal, que passamos pela calendarizada data sem pararmos nela, caso não seja lembrada pelas nossas “herdeiras”.E regra geral todos nós,”paizinhos”, e por consequência maridos, fazemos o trivial nestas ocasiões. Um raminho de flores e o respectivo beijo, assinalando assim mais um dia de calendário, que muito jeito dá à restauração e floristas, e um pouco de lembrança que o mundo também é composto por mulheres.
Mas hoje comemorou-se o dia da mulher, da MINHA MULHER, porque assim o resolvi chamar, não só pelo que diariamente faz, provando ao mais alto nível o conceito da verdadeira mulher, mãe, e digníssima companheira de uma vida, por nós partilhada, mas também e particularmente porque terminou com êxito uma etapa importante da sua vida a que se propôs há uns meses a esta parte executar. Não foi fácil, antes pelo contrário, porque ser mãe, dona de casa, exercer uma actividade desgastante de auxiliar de fisioterapia, e por fim ter a não menos desgastante missão de me aturar. Não é coisa que se faça como sói dizer-se com uma perna às costas. Mas de que etapa tão importante para a Ana Paula, e de igual modo para mim, falo eu? Pois bem, a senhora  minha esposa, concluiu hoje a desejada equivalência escolar dada pelas “novas oportunidades”com destinção, diga-se, por registo que ficou lavrado. O tão almejado diploma já está entre-os vários que tem conseguido ao longo da vida, já que acha que o saber não ocupa espaço. O estar em sintonia,e em permanente evolução cultural e  lúdica,dá-lhe o necessário traquejo para enfrenter esta vertiginosa vida que levamos e  consequente enriquecimento do seu curriculum. Estas nuances são pedras fundamentais para estar de bem consigo e com a vida. Estive presente, na medida exacta que não poderia deixar passar em claro tão importante acto, já que nem sempre por esta ou aquela razão estive onde devaria em ocasiões semelhantes ou paralelas, e que a minha mulher bem merecia.E em jeito de conclusão afirmar que para um total êxito  dos formandos, tem que haver uma  total colaboração e empenho dos formadores, cabendo-me  fazer de porta-voz da Paula e por sua iniciativa, e por achar assim justiça se fazer, realçar e sem desprimor para os restantes elementos da equipa técnica, a Dr.ª Sónia, onde uma empatia evidente entre ambas  foi o principal alicerce do final feliz em questão.



Parabéns Ana Paula.

22 comentários:

Unknown disse...

Passei por aqui e vi o post fantástico que o Vitor te dedicou, enquanto mulher, esposa, mãe, profissional e outros tantos adjectivos calorosos que estão por detrás "escondidos" nas palavras por ele referidas a teu respeito.Fico feliz pelos dois e em especial por ti, porque tb sou mulher. Muitos Parabéns Ana Paula.

PS: A parte mais dificil deve ser aturar um rapaz com tanta energia e já com meio século em cima. LOL

As mulheres, são regra geral grandes lutadoras como tu. Beijinhos

Bárbara disse...

Parabéns á Ana Paula :). Eu ainda sou uma estudante iniciante, estabelecendo que apesar de ter iniciado o estudo pequenina, ainda estou a muito longe de o terminar, se tudo correr bem, só termina no fim da vida.
Só espero ter esse empenho da Ana.

Um grande Beijinho e sempre força.

Maria João Brito de Sousa disse...

Parabéns! Mas como é bom que existam pessoas como a Ana Paula!
Pessoas que entendem como é importante não desistir, nunca, de dar o seu melhor e de aprender mais e mais... e, acima de tudo, que gostem do que fazem, do que aprendem! Isso, na minha opinião, é uma magnífica forma de viver a vida!
Parabéns Ana Paula e parabéns Vitor!
Um enorme abraço para vós!

redjan disse...

Ana Paula: Apenas em burocracias necessitarias deste diploma.
Mais que o significado que possa ter, e espero que profissionalmente te reconheçam este passo... a verdadeira MULHER que és, demonstras num casamento lindo com um avariadissimo dos cornos que tenho por bom Amigo, e na educação que tão bem passaste à vossa filha linda.
Um beijo grande ... e uma homenagem neste post ... sem palavrões !!

Anónimo disse...

Por aí andei também, e com algum sacrifício, por também ser mãe, conclui com êxito a “minha oportunidade”…fiquei radiante, e congratulo-me por si, Ana Paula, por também já sentir semelhante sensação de alegria e satisfação. Muitos parabéns então!...e ao Vítor por tão bonita homenagem...vão escasseando tais maridos.

Parabéns,Paula e Vítor.

B.A.

José Ceitil disse...

Vítor, a escrita nem sempre traduz o que sentimos. Uns conseguem melhor que outros transmitir o peso e a medida dos sentimentos mas as palavras ditas, olhos nos olhos e sem defesas, são mais difíceis mas chegam mais fundo e, podes crer, permanecem mais tempo no coração de quem as ouve. Atreve-te! A Ana Paula merece...Já agora, dá-lhe os meus parabéns e um beijo.

Nice disse...

A Paulinha agarrou a oportunidade e, por agarrar tão bem agarradinha, tá de PARABÉNS!!! Sim...(porque andaste a desencaminhá-la hà uns anitos atrás, né???)E nesse caso, estás de parabéns também por te encontrares ao seu lado a apoiar... (só não sei se reparaste que os parabéns da Paulita estão em maiúsculas...eheh...).
Vocês são o máximo! Grandes exemplos de vida! Adoro conhecer-vos meus fofinhos!!!!!
Beijos grandes! Nice!

Unknown disse...

Parabéns para a Ana Paula, mulher de força e de coragem . Avaliando pelo sentimento que colocas , quando sobre ela escreves .
Parabéns aos dois!


bj
teresa
(o continuando assim...voltou :) )

Ana Margarida disse...

Parabéns mãezinha,estou orgulhosa de ti!

Ana Paula disse...

Ana Luisa:Obrigado pelo comentário, como mãe,e esposa tens noção do que é ser "dona de casa",e não ter tempo para "nós"...mas com vontade tudo se faz...e somo mulheres,não é? ;-)

Maria:Tens uma vida pela frente,luta por ela,e tudo conseguirás!

Maria joão:É um previlégio o seu comentário,muito obrigado pelas palavras bonitas que me dedicou!

Jan Jan:tens toda a razão,somos um país de burocracias...fiquei deveras emocionada na forma como te referes à minha pessoa,e ao amor da minha vida,a minha "princezinha"...o Vítor conhece-lo bem! ;-)

B.A.-Prabéns também para si,por ter conseguido o tal "canudo"...tudo de bom para a sua vida!

José Ceitil:Plavras sábias e sentidas,as suas...eu e o Vítor,temo-lo como referência de como de deve estar na vida...obrigado!

Nice:És daquelas pessoas que é impossivel não gostar...és da familia...obrigado pelas tua palavras!

Obrigado,e beijinhos para todos vós!

Ana GG disse...

Cheguei atrasada, está visto...

Parabéns Ana Paula!
Estudar, seja em que área for, faz-nos sentir "mais vivos".
Agora, que inicies uma nova etapa. Sem parar!

Vitor
Não sou apologista dos dia das mulheres. A existir seria o dia do ser humano, para abarcar os dois géneros, porque ambos merecem.

Um beijinho aos dois

Vitor disse...

Ana GG, qual atrasada, qual quê? És sempre bem-vinda, seja em que altura for! Pois… não és apologista do dia da mulher…mas eu tenho duas e uma gata, estás a ver não é? ;-)…obrigado pelos parabéns. Beijinhos

Vitor disse...

Faço saber que este post vai passar para uma “biblioteca”, que ando a construir com muito carinho, a que chamei:“O MEU CANTINHO ENCANTADO”…”biblioteca” esta que de vez em quando treme, e parece que se vai desmoronar, pela razão que a terra agora deu em tremer sem avisar. Até dá ideia que Ele, anda zangado connosco, ou só tem tempo para alguns…mas a minha “biblioteca”vai resistindo porque está muito bem “ALICERÇADA”num projecto conjunto que pretendo levar até ao fim, trema a terra as vezes que tremer…!!!

Irmão Carlos disse...

Olá Mano!
Amo kem amo, amas como amas...
È justo
Parabéns Ana, mas a minha palavra e o sentimento tem de ser dada ao teu marido, meu irmão e sendo assim, digo...
Irmão,
Sinceramente nunca esperei k um dia te desses ao trabalho de te "dares" de te "mostrares", fico feliz por o conseguires!
Li tudo o k postaste...todinho mesmo!
Não me sinto melhor, nem pior pelo k li...afinal somos irmãos, era suposto perceber...e percebi k a alma e o ser fala mais alto...e o sangue é o presuposto de tudo e, é o entendimento final....
Não dizes nada k eu não perceba...mas em tudo o k eu percebo, existe uma finalidade k eu não julgo e nem kero julgar...afinal tentas ser e eu respeito isso!
Elogias muito...
Dás muito...
Tentas dar...
Percebo no objectivo do blog uma finalidade k não passa pelo elogio...mas antes por um perceber
Percebendo...percebes! enfim a palavra tem um fim...o sentimento é infinito
É exactamente esse o sentimento k tenho por ti...infinito
Fica como és...funciona como és
Amo-te de qualquer maneira!
È uma agradável maneira de te redescobrir...Vai em frente Mano!
A força não é dos fortes...eles só a descobriram nos aparentemente fracos!

Ana Paula Barros disse...

Nunca pensei que a caminho de quase meio século de vida ter capacidade e paciência para voltar à escola, mas foi o que aconteceu. Nós por vezes conseguimos ir buscar forças onde pensávamos que já não existiam, foi o caso. Temos tendência pela já longa experiencia de vida que nos conhecemos profundamente. Nada mais errado. E prova disso foi exactamente esta gratificante experiencia que pensava já não ser capaz de executar, e ter a fantástica sensação dos meus tempos de estudante. Valeu a pena redescobrir-me novamente. Finalmente chegou o dia do juízo final, fui a júri. Depois do culminar de um longo e desgastante caminho, mentiria se disse-se que não estava nervosa, estar perante os jurados não é tarefa fácil, para já não falar da inesperada e embaraçosa presença do meu marido, em tão solene acto. Mas lá rebusquei as tais forças que pensava já pertencerem ao passado.Com toda a minha subtileza disfarcei ao máximo, e fui à luta, resultou, e de que maneira. senti um enorme orgulho.
Finalmente e, por conclusão do meu pensamento quero realçar a bonita homenagem do meu marido através deste post. Ele por vezes também me surpreende com coisas agradáveis e bonitas. Fiquei muito feliz, não só pela presença dele junto de mim, dando-me uma enorme força neste dia tão agradável mas difícil, como também me ter presenteado com este “Diploma” que me deixou deveras emocionada.

Obrigado marido…Amo-te!

Vitor disse...

Mano, que agradável surpresa! Por aqui a passeares? Estúpidamente surpreendido, ou não, com o teu comentário…tão diferentes mas tão iguais que nós somos!
A vida é uma luta incessante, pela qual não devemos desistir, quando os objectivos a que nos propomos são nobres e com sentido…!

OBRIGADO MANO…também te amo!
Abraço

Vitor disse...

Esposa minha, mulher querida, nunca é tarde para aprender, assim como AMAR…tem sido uma semana dificil de encontros e desencontros, onde acabamos sempre por nos encontrar! Tantos anos volvidos, e também me continuas a surpreender com a tua tenacidade e vontade de vencer, contornando de forma brilhante os obstáculos que o destino te vai reservando, como que te pondo à prova a verdadeira MULHER que és!
Parabéns por mais esta etapa teres VENCIDO!

Marido amado, mulher amada!

Maria João disse...

Não. Continua a homenagem à Ana Paula... e continua muito bem!
Abraço grande para ambos!

P. MOISÃO disse...

SLAP,SLAP,SLAP,SLAP,SLAP!!!!!!!!
Com uma grande vénia.

Parabéns Vítor e paula

Anónimo disse...

Querida Ana Paula e Vítor:

O velho ditado assim o diz: "Mais vale tarde do que nunca", não pela meta alcançada pela Ana Paula, mas sim pela minha resposta algo tardia.
Mas, mesmo assim, não quis deixar passar em branco, este acontecimento, pois como sei e sinto, é único, singular tal como cada ser humano.
A Ana Paula é um ser extraordinário, com uma força e disposição imbatível e que fez este processo com toda a honra e mérito, pois a matéria prima estava toda lá, apenas tivemos que a reunir e conhecer.
Obrigado, pela sincera dedicatória, apesar de achar que são todos os meus adultos que me ajudam a ser cada vez melhor, afinal é um trabalho de equipa e construção mútuo.
Agradeço assim todo o seu empenho, coragem,dedicação e amor que disponibilizou, e fico a aguardar a próxima etapa.

Muitos parabéns a todos, pois a união faz e fará sempre a força ;)

Ass.

Sónia

J.FILIPE disse...

O que por aqui vai.E nem me avisaram.Estou em bicos dos pés cá atrás da "sala"sem quase vos ver,mas a mandar um grande abraço!

Assim está bem!Muitos parabéns

Ana Paula Barros disse...

Obrigada Sónia pelas suas palavras bonitas .Um elogio sabe sempre bem, e alimenta o ego,o que é salutar, por isso cada vez me sinto com mais forças para ir em frente.
Sei perfeitamente que foi um trabalho de equipa, óptimos profissionais.
Como sabe quando se trabalha em equipa é"Todos iguais todos diferentes" num grupo sempre se destaca um por qualquer simples razão comigo passa-se a mesma coisa.Tivemos uma empatia evidente.
Mais uma vez obrigada por me darem força para continuar a agarrar e partir para mais uma nova oportunidade. Beijokas até breve.