sábado, 12 de setembro de 2009

Berardo o homem de preto...e vermelho!!


Joe Berardo foi o convidado do "cinco para a meia-noite", que por acaso começou quarenta e cinco minutos depois, pormoneres.Mas dizia eu, que Berardo foi o eleito para o referido programa. Facilmente se percebeu que o dom oratório não é o seu forte, tendo mesmo muita dificuldade em articular as frases e, exprimir o seu raciocinio,talvez por manter o sotaque da sua terra natal,a Madeira, misturado com o de terras do tio Sam e Mandela,por onde andou muitos anos a ganhar a vidinha.Mas ao fim de cinco minutos de conversa, habituamo-nos, e passamos a entender a sua dicção passando a beber com sofreguidão todos os ensinamentos de um homem que partindo do zero, se tornou dos mais ricos de Portugal,quiçá da Europa. A pergunta sacramental chegou pelo moderador, de quem não me lembro o nome, mas também não é grave...comendador como conseguiu chegar a este patamar de sucesso? Muito simples, respondeu! Basicamente não sei fazer nada, inclusive o meu próprio filho diz que nem para motorista me queria! Então, como assim? Retorquiu o entrevistador, como não acreditando no que Joe dizia entre muita linguagem gestual, e poucas palavras perceptíveis...mas a "malta" entendia-o bem! -Tenho um dom que nasceu comigo, respondeu Berardo ao pivô do programa. Sei como ninguém de me rodear das pessoas certas, que me aconselham a fazer grandes negócios, e melhores investimentos,onde como é obvio a última palavra é sempre minha. É esta a principal razão do meu sucesso. Tão simples quanto isto,rematou...notável digo eu!
A conversa continuou, e mais uma pergunta daquelas que toda a gente espera que seja respondida com estilo de quem tem muito dinheiro, e porque não dizê-lo, com um pouco de vaidade. Comendador porquê sempre vestido de preto? Perante a surpresa geral, respondeu! De há uns anos a esta parte, visto-me deste modo como forma de luto pelos jovens desempregados de todo o mundo, e particularmente dos portugueses que saem das universidades, e ficam a deprimir-se em casa sem colocação e perspectivas de futuro...mais que notável a resposta, volto eu a dizer!... e desilusão para quem esperava no dia seguinte aproveitar a onda do preto,com resposta a condizer, e pavonear-se de negro vestido, já que o jet set não se veste com estilo pelos desempregados.Estava-me a lembrar,que se os políticos seguissem o exemplo do colecçionador,não teriam problemas com o guarda-fato.O Sócrates então,ui...nunca mais tirava o luto!!!
...Comendador, valeu estar acordado até tarde pelas suas dicas de sucesso, e enaltecer o seu bom gosto pelo quadro que possui na sua vasta colecção e, que com sua licença aqui vou exibir neste modesto blogue.

4 comentários:

José Ceitil disse...

Amigo, se é verdade que nem tudo o que luz é ouro também nem tudo o que diz o comendador é treta, digo eu. O Joe Berardo é talvez o protótipo do "artista" português formado em África! O madeirense de sucesso fez vida e fortuna na África do Sul e bem pode vir com poses de preocupado com os jovens desempregados que quem o conhece de ginjeira, aqui e por onde ele tem andado, sabe bem como ele conseguiu a fortuna...
Abraço

Vitor disse...

Ceitil amigo, na volta tens toda a razão…mas sabes que estes programas são bem dirigidos e, têm o condão de nos “adormecer”e deixar embalar nestas conversas com os tais “artistas”...

Abraço

XS disse...

Durante as minhas férias, fui ver a colecção pessoal dele no CCB. O espaço é brutalmente bem estruturado, se bem que algumas peças sejam algo estranhas para o meu gosto!

Vitor disse...

XS:Não sou nem de perto nem de longe um expert na matéria…mas basta ver o quadro que está aí em cima para ver o bom gosto do homem ;-))

Bj*