segunda-feira, 28 de junho de 2010

..."SEM JEITO!!!"

...Por ali vagueando espíritos abandonados, em corpos automatizados, com fracas cabeças pensantes.Adolfez em seu olhar, não olhando, cigarros pedia por vício e forma de matar o tempo. Tempo que em tempos o quis matar, e para que a morte não lhe roubasse a vida, despojado foi em tão sinistro lugar. Tempo que corria sem pressa, e tempo havia para tudo, até para que Adolfez em sua demência, mas com laivos de lucidez de quando em vez, reparasse que há mesma hora e dia da semana, num senhor que nunca lhe soube o nome, pelo átrio do edifício entrasse com sereno ar de quem preocupações fosse coisa de muitos outros, e não dele, do senhor…que não sabia o nome.
Adolfez tanto ano tinha de hospedeiro, e mesmo desprovido de bem pensar, pensou?Nã,aquele senhor tantas vezes aqui vem, que pela certa algum mal tem também…e seguiu-o,sem que se fizesse notar, como se alguém notasse anormalidade alguma em Adolfez.E ao senhor viu entrar no gabinete quinze, como também poderia ser no dezoito, afinal eram tantos os gabinetes. Há escuta se pôs, e uma vida contada com mágoa, tristeza e desilusão ouviu com muita paixão, pois por momentos pareceu-lhe ser vida dele. A conversa terminou, ouviu passos e se afastou, sem que ainda ouvisse a despedida do senhor com a senhora que à conversa estava. E que lhe pareceu ser nome de qualquer nome a ver com Madre…mas não de Calcutá !



…E ouviu só mesmo…”obrigado…e, sem jeito!”

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Amo-te sim...muito!

Tenho saudades de ti, e de mim também
Saudades do que não chegou até mim, parece que estive no além
Perdi o que tive à mão
Sem saber porque razão
Um dia vou saber, ou talvez não
A saudade magoa tanto
E tanto magoa, que ficamos em pranto
E sim, talvez não creias, mas amo-te tanto
Tanto te amo, que acredita,  por ti daria vida
Sempre foste a razão do meu ser, só tenho olhos para ti,amor da minha vida
Estás longe, e tão perto, que me dói o coração de saudades tantas
Cresceste tão depressa, que não me deste tempo, de te dar o tempo que tanto querias
O destino não tem compaixão, de quem deixa fugir o amor do seu coração
Mas, coração meu, embora não pareça, és a minha paixão
E um dia, qual dia, havemos de viver em perfeita comunhão
Ao olhar as estrelas, perguntou-me tua mãe, qual razão?

Estava com saudades tuas, amor do meu coração!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CAVAQUEANDO...!!!

...Tanta mesquinhez, ignorando o talento de quem tanto fez,
Tão pequenino foste, inundando o espírito de nenhuma altivez,
Porque nunca, mas nunca, conseguirás por palavras justificar a malvadez !


E assim pequenino morrerás,
De forma ignóbil e mordaz
Sem sentido de estado, acabarás!

terça-feira, 15 de junho de 2010

SOBRE O PROCESSO...

…Todos nós em algum estágio da nossa vida, necessitamos de mais objectivos, sejam eles de carácter pessoal, social ou profissional. Na minha vida, como aliás foi dito no meu projecto, a minha experiência acumulou diversas e muitas vezes estimulantes experiências, mas e, existe sempre um mas, senti novamente a necessidade imperiosa de me valorizar a todos os níveis, pessoais e profissionais…digamos que necessitava de um novo impulso. Novo impulso que me levou a este projecto, projecto que me deu outra visão de vida.
Neste meu processo reparei e revi objectivos. Mudei em alguma coisa a minha rota de vida, até porque me obrigou a projectos novos e horizontes renovados, dando-me inclusive o pensamento de que a minha vida profissional, e não só, pode e deve ser a partir de agora mais ambiciosa. Deu-me a confiança de que uma paragem não é necessariamente uma desistência, mas antes pelo contrário, será antes um renovar de energias que me propõe novos rumos , novas ambições que pretendo realizar.
Sem duvida nenhuma que através desta caminhada  houve uma renovação do querer mais duma vida que pensava finda a nível profissional, e com muito poucos objectivos. De futuro, e de certeza se irão reflectir em todos os sentidos em mais e melhores projectos, aliás e neste momento alguns deles estão próximos de realização.
Só tenho a agradecer a todas as pessoas que me acompanharam pacientemente neste meu caminho e objectivo.
Obviamente á minha família. Particularmente á minha esposa Ana Paula e a minha filha Ana Margarida e um agradecimento especial ao meu irmão Carlos Peru pelo incentivo e força que me deu para que este processo chegasse a bom termo.
É com carinho e admiração que louvo o esforço e profissionalismo que os meus formadores, Carlos Costa, Filomena Passos e Helga Bandeira.Foi uma honra ter conhecido o fantástico Pedro Moreno,com uma desponibilidade e simpatia contagiantes.Competência acima da média fazem dele um homem com H,daqueles à séria.A troco de coisa nenhuma,trocou o seu precioso tempo em prol do meu.Vai ficar no meu restrito leque de pessoas,a quem verdadeiramente posso chamar de amigo.Uma longa e feliz vida,Pedro Moreno.  Uma dedicatória muito especial á minha profissional Sónia Robalo, pela empatia, carisma,e carinho, que demonstrou desde o acompanhamento inicial com a minha esposa no seu processo até a este momento que culmina com a minha pessoa.O ter mais idade não significa necessariamente mais capacidade para resolver os problemas que o quotidiano nos traz,e quando a vida se resolve zangar connosco,ou nós com ela,nunca se sabendo bem no ajuste de contas final,quem se zangou com quem,e dizia eu,foi fantástico ter alguém por perto,com uma capacidade espiritual tal,que rapidamenta me devolveu a força necessaria para me põr de bem com a vida,e com os que de perto comigo a partilham .Afinal sempre há o "sinal"...e ele esteve bem perto perto de mim!Entrou-me pela vida dentro no exacto momento em que eu estava a desistir dela .Assim simples,e simplesmente no lugar certo,devolveu-me a força que teimosamente se ia ausentando de mim.Que a vida lhe traga tudo de bom,que bem o mereçe.Obrigado Sónia,bem haja.
Cabe-me por fim citar dois grandes amigos que tanto me têm “empurrado”, para a escrita e leitura. Também sem eles, certamente que este processo bem mais difícil seria. Uma vénia para ti, Ceitil, de igual modo outra para ti,Jan Jan.
Um muito obrigado a todos, convicto que continuarão a realizar o excelente trabalho para com a comunidade.
...E na sombra continua "alguém",que tanto sol me tem dado iluminando-me o espirito,quando por vezes este se ausenta de mim...OBRIGADO,DRª T.M.

Vítor Perú

sábado, 12 de junho de 2010

Eu e Tu!


 Eu sei que tenho um papel na tua vida e sei que tu tens um papel na minha, o meu já o sei de cor, o teu, nem tu nem eu fazemos ideia, mas um dia chegaremos lá.

 ...E cada dia que passa o tentamos perceber...o meu papel!...certezas tenho uma,o quanto és importante para mim!

Beijos muitos...tantos quanto desejares!