terça-feira, 25 de agosto de 2009

A irracionalidade do Miguel...!!!


…Sousa Tavares, jornalista, escritor com projecção internacinal, analista político com alguma credibilidade, mas, há sempre um mas, nisto de ser bom em muita coisa. O homem fica ao nível dos “Zés da bola”, quando se trata de falar do F.C. do Porto, que é como quem diz, não sabe do que fala, e muito menos fala do que sabe, tal o seu anti-benfiquismo primário, ou provincianismo incurável. Leio com alguma regularidade a sua crónica desportiva (ou destrutiva) no jornal diário com maior tiragem cá no burgo do pontapé na bola…e quando termino a leitura da análise que o senhor faz do rescaldo futebolístico da semana,foi hoje o caso, assola-me um sentimento de indignação para com ele, que depois se generaliza a todas as pessoas com cargos com alguma, ou muita relevância neste país do pontapé prá frente, desde majores, passando pelos pintos e, acabando…se é que isto tem fim… no subalterno e moço de recados Madaíl. A racionalidade deste e, doutros senhores da nossa praça só está presente quando o assunto é de menor relevância, ou sem interesse. Assim que a coisa em questão mexe com a clubite ou interesses pessoais, rapidamente passam a irracionais com toda a esperteza saloia que os caracteriza, passando atestados de estupidez aos tuguinhas a norte sitiados,contando-lhe histórias da carochinha em que o lobo mau mora na catedral da luz. Ao mesmo tempo que lhes metem o dedo pelo cú acima, alguns de preferência o punho inteiro…pois constato que de há muitos anos a esta parte, são sempre os mesmos a dizer a mesma merda, dejecto que é engolido por quase todos os que só vêm dragõeszinhos azulinhos à frente do nariz.Foda-se que é demais, não se lê uma puta de uma crónica assinada pelo escriba oficial do papa, sendo este mais conhecido pelo cognome de abimbalhado Costa, em que o vermelho não se torne o alvo preferido, talvez por ser a cor de investida dos animais irracionais que pastam na lezíria …será?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Uns e outros...!!!


…As pessoas conhecem-se, formam amizades que nalguns casos se prolongam por décadas. As vidas de uns e outros vai decorrendo numa aparente normalidade, até que se começa a perceber que uns não passaram de marionetas nas mãos de outros…ou melhor, há muito que se evidenciava tal facto, só que uns pela sua forma de estar na vida, tipo dar-se bem com “gregos e troianos”, acrescentando ao facto de não saberem dizer que não a nada, deixaram que outros usassem e abusassem da sua boa vontade e colaboração a troco de nada, nadica mesmo.Ao mesmo tempo que uns tantos assistem sentados,impávidos e serenos,porque outros, fazem o seu trabalho. Mas tudo tem limites, e o tempo encarregou-se de por ponto final no que parecia ser uma convivência eterna,de uns com outros…nunca mais, mas mesmo nunca mais, uns se servirão de outros…

domingo, 16 de agosto de 2009

WOODSTOK...O MÍtico!!!


Quando era puto, colaborei numa iniciativa cultural do Ciné-clube vila-franquense fundada por amigos meus, com particular destaque para o Zé ceitil (que entretanto se aposentou de comissário de longos voos da TAP, e já publicou dois livros), e que tiveram a ousadia de trazer pela primeira vez a Vila Franca o filme do mítico festival. De salientar que ainda se vivia com sequelas do regime do estado novo e que havia um certo receio da reação dos saudosistas,salazaristase e,outras que mais.Tenho na memória alguns comentários dos que lá se deslocaram,apenas para denegrir a imagem dos organizadores..."isto é uma imoralidades"..."para onde querem levar a nossa juventude"..."com o Salazar,não havia espectáculos destes"...etc,etc.Mas como vozes de burro não chegam ao céu,ficaram a falar sozinhos e a coisa lá decorreu dentro da normalidade. Já não me recordo se a sala encheu ou não, mas lembro, isso sim, como se fosse hoje, estar numa de cobrador à entrada do cinema todo emproado e feliz(com destinta tarefa),diga-se de passagem, com a grande militante cultural Dr.ª Clara, que infelizmente a morte levou cedo, e ver o entusiasmo com que as pessoas aderiram à iniciativa do ciné-clube.Não se falou de outra coisa toda a semana. Tanto freaks, como os mais tradicionais(eu era uma espécie de qualquer coisa,estava na idade da "inconsciência"...acho!) que tiveram o privilégio de assistir na tela ao evento, deliciaram-se com dantesco espectáculo…e já lá vão quarenta anos …a malta conhece-se à uma porrada de anos, amigo Zé!
...Ontem revi o filme na rtp 2,que assim fez juz ao aniversário do festival...e voltei aos tempos,em que nada me preocupava,a não ser acordar vivo todos os dias...sonhar é bom,recordar é viver!

Abraços e beijinhos, para os que naquela noite memorável partilharam connosco aquela “maluqueira” !!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Noticias frescas...!!!

O nosso primeiro ministro está a passar férias em minorca, pagando a módica contia de mil euros diários…A TAP, comprou trinta novos carros topo de gama, para os administradores, acompanhado de um substancial aumento salarial…o comum destas noticias, é que tanto o nosso (meu, nã!) 1ºministro,como o administrador da TAP, pedem sacrifícios aos trabalhadores, pedindo contenção salarial, ou mesmo nalguns casos congelamento do mesmo…mas eles vivem à grande e á francesa, e os tuguinhas trabalhadores que se fodam…vão mamar na quinta pata d’um cavalo!!!

O vosso querido Cristiano Ronaldo, recusou-se a jogar pela selecção nacional em concluiu com o seu clube Real Madrid, alegando um estado gripal…o homem não tinha mais nada que fazer, que ir jogar contra uns rapazitos amadores que nem liga de futebol tem…gente fina é outra coisa.

A princesa Letizia está a passar férias em Palma de Maiorca, mostrando o casal ao povo espanhol que são gente nobre e de coragem, depois dos atentados da ETA…também eu, pois estava com a minha Paula na referida ilha no dia do primeiro atentado, mas niguém se referiu ao facto…é por ser de Vila Franca?

Para terminar estas noticias de última hora, acabei de assistir à primeira internacionalização A do guarda-redes José Moreira…veio tarde, mas mais vale tarde que nunca…e felizmente que nem todos os treinadores são cegos, nem andam a soldo do Costa lá do norte…penso eu de que.

Ah,só mais uma coisa. Para todos aqueles que se interessaram pelo evoluir do crescimento do meu “crocodilo”, informo-vos que já visitei o IPO.Vim de lá com o animal açaimado e anestesiado, e capaz de não me incomodar tão depressa…acho!

Até mais ver!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quatro mulheres...encantadoras!



…Eu não estou ali na foto, porque como é óbvio alguém tinha que tirar a “chapa”, e quando quatro mulheres se juntam não há nada a fazer, tocou-me a mim ficar fora da “carroça”!Onde é que é? Num hotel em Palma de Maiorca…umas férias maravilhosas, num clima mediterrâneo espectacular, onde eu e a Ana Paula tivemos o privilégio de conhecer estas três encantadoras senhoras. Todas professoras por curiosidade, e que primaram pela simpatia, óptima camaradagem como se quer neste tipo de abordagem e, uma simplicidade cativante…foi bom tê-las como parceiras, nesta semana muito bem gozada em El Arenal, onde voltaremos pela certa, já que o local recomenda-se!

…Apenas para descansar alguns espíritos mais pessimistas, estamos todos bem de saúde, porque tivemos o cuidado de deixar a tão badalada gripe A, em banho-maria, algures nos confins do mundo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O homem sabe da poda...

“Ai Jesus”, comentei com alguns amigos de águia ao peito, quando soube o nome do senhor que iria tomar conta dos destinos da primeira equipa de futebol do meu glorioso. O homem é só “calinadas”, deve ser um fartote de rir nas cabines com as suas palestras. E resultados devem ser do tipo de dar tertúlias de gozo ao Costa lá do norte…pois enganei-me eu e, muitos mais. Há décadas que não se via futebol de tão fino recorte lá para as bandas da luz, e três troféus ganhos em menos de um mês…peço desculpa Jesus!
Mal comparado, mas este inicio de época do “Maior”lembrou-me a biografia de um dos maiores escritores da actualidade de seu nome Paulo Coelho, que ao que consta era um aluno sofrível enquanto estudante, mas que já escrevia como poucos. Pois o Jesus da águia Vitória, pode não ser um grande orador, mas sabe de futebol como poucos…e chego à conclusão que por causa do inverso é que o Benfica, anda em jejum há tantos anos…dou a mão à palmatória, tinhas razão Jan Jan!